A equipa

Psicóloga e Psicoterapeuta Filipa Mendia

Filipa Mendia

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta, membro efetivo da OPP, número 15996.

Faz voluntariado desde 1999 na visita e ajuda a doentes hospitalizados, no acompanhamento de crianças, na visita e ajuda a idosos e na ajuda a pessoas em situação de sem abrigo.

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Filipa Mendia

Percurso

Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU

  • Formação em Psicoterapia, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Centrada no Cliente e de Abordagem Centrada na Pessoa

  • Pós-graduação em Dislexia

  • Formação em Trauma Psicológico em situação de Catástrofe

  • Formação em Intervenção Psicológica no Luto

  •  Formação especializada em Avaliação Neuropsicológica e Demência

  • Testes neuropsicológicos e projetivos

  • Formação em psicoeducação e intervenção no Ciberbullying

  • Formação especializada em Psicologia Clínica da Criança


A sua paixão nesta área começou com ações de voluntariado e algumas viagens que fez, em especial a países mais problemáticos para as pessoas que aí vivem. Essas experiências levaram a Filipa a tentar chegar à raiz, à essência da pessoa e de como ajudar o outro de forma estruturada.

Formou-se em Psicologia Clínica há mais de 15 anos, com uma abordagem humanista centrada na pessoa como cliente, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Estagiou no Hospital Miguel Bombarda e no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Reabilitação Geral de Adultos (Neuropsicologia e Disfunção Sexual em Lesões Medulares). Tem formação em psicoterapia, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Centrada no Cliente e de Abordagem Centrada na Pessoa e é pós-graduada em Dislexia.

Ao longo da sua prática clínica tem participado em diversas áreas de formação, o que tem permitido alargar as suas abordagens terapêuticas dando o melhor apoio a cada pessoa, respeitando a individualidade e idiossincrasia de cada um.

Fundadora da Associação Avó Responde, agregada ao Projeto A Casa D’Avó que desenvolve atuação junto da população acima dos 60 anos e cuidadores formais e informais, na vertente de apoio psicológico, dinamização de atividades de foro ocupacional e divulgação de estratégias de cuidado.